Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de março de 2009

PRODUÇÃO TEXTUAL - DISSERTAÇÃO

1.1 .O que é uma dissertação? Tatiane Santana
Nos concursos mais recentes, além da prova fechada, de múltipla escolha, também tem sido aplicado um tipo de teste que permite avaliar a capacidade do candidato de desenvolver um raciocínio coerente e coeso com o uso correto e preciso das palavras: a prova de redação.

Na maioria das vezes, a redação deverá ter o formato de dissertação. Mas... O que é uma dissertação? A dissertação é um tipo de redação que tem por objetivo expressar uma opinião, um ponto de vista em relação a um determinado assunto através de argumentos, que podem se apoiar em dados, fatos ou idéias.

O objetivo é expor a estrutura do texto dissertativo de forma simples, clara, rápida e objetiva, capacitando qualquer pessoa a fazer uma boa dissertação

1.2 - Como planejar uma dissertação
Em primeiro lugar, é preciso analisar o tema dado e levantar ideias sobre o assunto. Na maioria das vezes, o tema é amplo e pode dar margem a vários desdobramentos. Não perca tempo com pensamentos do tipo: "estou sem inspiração".

Anote todas as ideias relacionadas ao tema que lhe vierem à cabeça. Essas anotações o ajudarão a definir a linha de raciocínio a ser seguida na dissertação. Uma dica para quem está se preparando e quer fazer boas dissertações é ler muitas revistas, jornais, artigos, livros etc. Quanto mais material você tiver na cabeça, mais ideias conseguirá encontrar. Depois de catalogar várias ideias relacionadas ao tema, é hora de começar a organizá-las.

Num texto dissertativo é importante identificar as ideias que refletem problemas, aquelas que podem ser suas causas e também as possíveis soluções. Assim, tente agrupar esses problemas com suas causas e soluções em temas menores, mais específicos. Com as ideias organizadas, é hora de escolher sobre qual tema específico será a dissertação.

1.3 - A escolha do tema da dissertação
A regra geral é que quanto melhor você conhecer do assunto, mais fácil será falar sobre ele. Assim, dentre as ideias e temas anotados, escolha aquele com o qual você se sente mais à vontade, mais familiarizado. Normalmente esse tema será também aquele sobre o qual você tem mais anotações. Com o subtema escolhido, defina a linha de raciocínio da dissertação.

# Que ideia irá defender?
# Quais argumentos serão usados para defender essa ideia?
# A qual conclusão você deseja chegar?

Essas são as 3 perguntas chaves que você deve se fazer (e responder) antes de começar a redigir o seu texto. Antes de continuar, confira se a linha de raciocínio escolhida não foge do tema principal.

1.4 - Estrutura da dissertação
Organizadas as ideias e definida a linha de raciocínio, é hora de começar a estruturar a dissertação. Todo texto dissertativo é composto por introdução, desenvolvimento e conclusão, exigindo, no mínimo, três parágrafos. Na introdução, o autor expõe sua ideia, sua tese. No desenvolvimento, o autor apresenta os argumentos que defendem a sua tese. Na conclusão, o autor confirma a tese, baseando-se nos argumentos. É importante fazer com que cada uma dessa partes se relacione com as outras, seja preparando-as ou retomando-as.

1.5 - A Introdução
Na introdução de uma dissertação, que normalmente é feita em apenas um parágrafo, o autor deve situar o leitor no assunto, expondo seu ponto de vista e delimitando as questões que serão abordadas. É na introdução que se define o assunto específico que será discutido e provado no decorrer do texto. Uma opção é propor uma pergunta, cuja resposta será discutida no desenvolvimento e explicitada na conclusão.

1.6 - O Desenvolvimento
O desenvolvimento é o maior trecho da dissertação, podendo exigir dois ou mais parágrafos. É no desenvolvimento que o autor apresentará seus argumentos para defender sua tese. Há várias maneiras de se apresentar os argumentos num texto dissertativo. As mais comuns são:

a) Enumeração; b) Apresentação de Causas e Consequências; c) Exemplificação; d) Confronto; e) Evolução no tempo ou espaço; f) Dados estatísticos;

1.7 - Enumeração
A técnica da enumeração consiste em detalhar vários aspectos da ideia principal, indicando características, funções, processos ou situações, sempre de forma a complementar a ideia exposta na introdução do texto.

1.8 - Apresentação de Causas e Conseqüências
Outra forma de desenvolvimento de textos dissertativos é a apresentação de fatos e situações. Esses fatos e situações, relacionados à ideia principal da dissertação, deverão vir acompanhadas de suas causas ou possíveis consequências, de acordo com o objetivo do autor.

1.9 - Exemplificação
Um meio muito comum de argumentação é a exemplificação. Nessa modalidade, o autor utiliza exemplos de outras situações e fatos que ilustram o seu ponto de vista de forma a defender a sua tese.

1.10 - Confronto ou comparação
No confronto, o autor compara seres, pessoas, objetos, situações, fatos ou ideias, de forma a enfatizar suas igualdades ou diferenças, de acordo com o objetivo da argumentação. O contraste entre duas ou mais ideias pode ser determinante para se defender uma tese.

1.11 - Evolução no Tempo ou Espaço
Muito usada em dissertações é a evolução de ideias ordenadas no tempo ou no espaço. A ordenação temporal é aquela onde vários acontecimentos ou processos são marcados pela época em que aconteceram, seja em séculos, décadas, anos, meses ou mesmo dias e horas.Já a ordenação espacial diz respeito à localização geográfica nas quais os acontecimentos ocorreram.

1.12 - Dados Estatísticos
O uso de dados estatísticos confiáveis sempre é um trunfo na defesa de uma ideia, já que dá credibilidade dos argumentos. Mas é preciso verificar a validade, extensão e o contexto da apuração desses dados para que eles possam ser realmente confiáveis. Assim, é bom dar preferência a dados estatísticos produzidos por órgãos oficiais.

1.13 - Citações
Muitos autores citam, em seus textos, frases, trechos ou obras de escritores, intelectuais e políticos famosos. Isso é uma forma de influenciar o leitor buscando apoio para seus argumentos nessas personalidades ilustres e consagradas.

1.14 - A Conclusão
Depois de expor todos os argumentos, é preciso costurar todas as ideias no final do texto. O objetivo da conclusão retomar a ideia principal de forma mais concisa e convincente, amarrando a tese (introdução) aos argumentos (desenvolvimento).
Há 3 formas de se concluir um texto dissertativo:

1) Fazendo uma síntese
2) Expondo uma solução
3) Criando uma surpresa

1.15 - Conclusão Síntese
Concluir com uma síntese é a forma mais comum de fechar um texto dissertativo.A síntese resume todo o texto em apenas um parágrafo, uma constatação.O principal desafio nesse tipo de conclusão é evitar simplesmente expor as mesmas ideias e os mesmos argumentos novamente, pois isso torna o texto repetitivo.

1.16 - Conclusão Solução
Muitas vezes o objetivo do texto dissertativo é conscientizar o leitor da existência de um problema e expor uma forma de combatê-lo. Nesses casos, a conclusão deve mostrar o que deve ser feito ou indicar uma proposta de solução para o problema.

1.17 - Conclusão Surpresa
Menos comum, esse tipo de conclusão exige maior destreza e talento do autor.Na conclusão surpresa, o autor deve fechar o texto com uma citação, um fato divertido ou original, uma piada, uma afirmação irônica, trocadilhos ou até mesmo um final poético.O objetivo aqui é causar um impacto no leitor trazendo algo inesperado, de forma a deixá-lo surpreso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário