Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2010

TEXTO DISSERTATIVO COM ELEMENTOS NARRATIVOS E DESCRITIVOS

*Produção de texto* Turmas do 1 ano


No texto a seguir, teremos oportunidade de observar que a dissertação nem sempre vem dissociada dos elementos narrativos e descritivos. Nele, a partir de um fragmento dissertativo, o autor parte para a narrativa com elementos descritivos, exemplificando o que afirmou.

AS ÁRVORES

As árvores, desde o início do mundo, tiveram o mais importante dos sentidos: o de representar a vida. Alguns povos da Antiguidade escolhiam algumas espécies, tornando-as sagradas. Como o carvalho para os celtas, a figueira para os indianos, a tília para os alemães. Associações entre deuses e árvores são freqüentes na mitologia: Júpiter e o carvalho,

Osíris e o cedro, para citar somente dois. A árvore, segundo Cirlot, especialista em simbologia, significa a vida inexaurível e engloba os processos generativo e regenerativo, sendo portanto o espelho da imortalidade. A árvore é o eixo do mundo, ela faz a ligação (raízes) entre o negror das trevas do caos profundo e a luz (galhos e folhas para cima), o céu. A Bíblia diz que, no centro do Jardim do Éden - o Paraíso -, havia a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Sabe-se também que, na milenar Babilônia, havia, no portão oriental do céu, duas árvores: a da Verdade e a da Vida.

Estranha é a cabeça das pessoas.

Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época de floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um lugar-comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores, esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta cidade. Percebi certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem uma folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a árvore, e o técnico concluiu: fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados:

-Matei mesmo essa maldita árvore.

-Porquê?

- Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.

(Ignácio de Loyola Brandão. *O presente é o futuro* (manifesto verde). São Paulo, Círculo do Livro, 1985.

p. 14-7.)

*Proposta de redação*

Desenvolva um texto dissertativo com elementos narrativos e descritivos, a partir de uma das idéias abaixo. Para isso, inicie expondo sua opinião a respeito do tema proposto. Depois, como fez Ignácio de Loyola Brandão, conte uma pequena história que demonstre o seu ponto de vista.


• A importância da árvore na vida do ser humano.

• "O pior não é morrer de fome num deserto: é não ter o que comer na terra prometida." (José Lins do Rego)

• "Se as cidades forem destruídas e os campos conservados, as cidades ressurgirão; mas se queimarem os campos e conservarem as cidades, estas não sobreviverão." (Benjamim Franklin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário