Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

DISSERTAÇÃO – DECODIFICAÇÃO DO TEMA

Fonte:www.professornelsonmaia.com Turmas : 3o ano D/E/F

DISSERTAÇÃO – DECODIFICAÇÃO DO TEMA

Dissertação é a exposição de ideias, a análise crítica de um determinado tema. Sempre que opinamos, discutimos, debatemos o que foi proposto, estamos dissertando.

A linguagem, no texto escrito, deve ser culta e a sua estrutura coesa, e as ideias devem ser articuladas de maneira clara e lógica a fim de valorizar o conteúdo a ser transmitido. Entretanto é imprescindível a leitura. A leitura crítica, intertextual, além do que os olhos veiculam, de ser exercitada sempre, de modo a entender a mensagem além da mensagem. A dissertação divide-se em três componentes significativos : Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

A introdução deve apresentar o tema, a tese e seus dois ou três argumentos.O desenvolvimento é a defesa da tese, onde são apresentadas as evidências, as justificativas,enfim, a explicitação dos argumentos que darão sustentação às ideias apresentadas no parágrafo introdutório. Na conclusão retoma-se a tese, faz-se uma síntese das ideias ou propõe-se solução para o problema apresentado.

OBSERVAÇÃO
A tese – idéia central – embora normalmente ocorra no primeiro parágrafo, pode aparecer em outro componente significativo do texto, mas isso requer treinamento.

EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO

O complexo cultural
Introdução
Tese – O Complexo Cultural – Causa e Efeito

O complexo colonial, no qual se configurou o homem brasileiro durante mais de quatro séculos, implicava a impossibilidade de tomarmos consciência de nós mesmos.

Desenvolvimento – Argumento 1
1- Causas do Complexo
Se remontarmos a nossa própria biografia e consultarmos o nosso estado de espírito até há pouco tempo, verificaremos que o colonialismo se manifestava em nós não só pela total dependência, mas também pelo complexo de inferioridade em relação à Europa. Se eram ingleses os sapatos e as fazendas das roupas que vestíamos, franceses eram os livros e as ideias de que nos utilizávamos.

Desenvolvimento – argumento 2
2 – Efeitos da Influência

Não nos víamos com os próprio olhos, mas com os olhos dos europeus. Tínhamos vergonha de nós mesmos, de nossa pobreza, da nossa cultura européia, éramos egos e surdos em relação ao Brasil.

Conclusão
Proposta de solução para o fim do complexo

Para rompermos com toda essa situação de país subdesenvolvido, semicolonial, é preciso compreender que o Brasil não é exterior a nós, mas está em nós, faz parte do nosso corpo e da nossa alma. O problema da cultura brasileira é um problema nosso. Nossa existência será dependente e inautêntica, enquanto for dependente e inautêntica a existência do país.
(Roland Corbisier, Formação da Cultura Brasileira)

Comentário
De forma conotativa, Corbisier analisa criticamente o complexo de colônia enraizado no brasileiro. Os produtos importados funcionam como os grandes vilões desse estado de dependência a que se submeteu o povo em sua formação sócio-cultural. Seu estilo expressivo traduz por meio de metáforas a perda de uma identidade própria: “Encharcados até os ossos”, “Éramos cegos e surdos”. O texto, portanto, é intensamente crítico e sucinto em seu desenvolvimento, como devem ser os textos dissertativos.

Delimitação do Tema – o esquema do rascunho

A qualquer candidato a autor, perguntas recorrentes não respondidas tornam-se dúvidas renitentes capazes de inibir os mais temerosos: como fazer as dissertações? Como deixar claro nosso ponto de vista? Como argumentar com coerência e profundidade? Como organizar a estrutura lógica do texto, com introdução desenvolvimento e conclusão?
Imaginemos que o tema proposto seja “O problema das favelas nas grandes cidades”. Diante de um tema como esse, é provável que várias ideias surjam na mente:
- a formação das favelas;
- a violência nas favelas;
- a falta de uma política habitacional;
- a proliferação das favelas;
- a segurança da população, etc.

Cada tópico relacionado representa um ponto de vista segundo o qual se pode analisar o assunto. A isso se denomina delimitação do tema ou tópico frasal.

Delimitando o assunto, tomemos como exemplo “a formação e a proliferação das favelas”.
Com base nesse ponto de vista, pode-se elaborar a seguinte tese: “O êxodo rural e o baixo poder aquisitivo da população são dois fatores desencadeadores da formação e da proliferação das favelas ”. Como no parágrafo introdutório de conter a alusão ao tema, a tese e dois ou três argumentos que serão defendidos e/ou explicitados no desenvolvimento, sua introdução seria:

O nascimento e a proliferação das favelas nas grandes cidades tem como causadores principais o êxodo rural e o baixo poder aquisitivo da população. A conjunção desses fatores, ao produzir e multiplicar as favelas, gera o principal obstáculo ao planejamento urbano e à segurança da população.

Atenção
Pode-se notar que o parágrafo foi formado a partir de dois períodos, porém apenas um contém a ideia-núcleo elaborada pela tese: o TÓPICO FRASAL.